Design sem nome (22)(1)(1)

Crianças e Ecrãs

visão infantil

É fácil nos lembrar de um jovem sentado em frente a um ecrã de um computador durante horas, mas por vezes o que não nos recordamos é que o tempo que ele passou naquele local pode-lhe trazer problemas oculares, bem como de postura, diabetes e obesidade.

A Boston College afirma que 75% dos pais autoriza a que crianças e adolescentes tenham equipamentos eletrónicos no quarto, sendo este um fator muito prejudicial para os mesmos, uma vez que correm a tentação de passarem mais tempo em frente ao ecrã.

A BMC Public Health recomenda que crianças até aos 5 anos de idade não devem passar mais de 60 minutos por dia em frente a um ecrã, pois o uso excessivo traduz-se em possíveis danos no desenvolvimento visual da criança.

A Associação Americana de Pediatria é uma das sociedades científicas com maior voz nesta área, tendo publicado em 2018 algumas recomendações muito importantes que os pais deverão tentar seguir, nomeadamente as crianças devem ter atividades sem ecrã, como a interação direta com outras pessoas, brincar no exterior, fazer exercício físico e passar tempo em família. Além disso, deve-se limitar o tempo de utilização das tecnologias, para desta forma não interferir com a duração do sono, a atividade física e de outros comportamentos essenciais a um estilo de vida saudável. Deverão existir compartimentos da casa em que não é possível utilizar qualquer tipo de equipamento eletrónico, como por exemplo na cozinha e nos quartos, devendo ser esta regra respeitada por todo o agregado familiar, de modo a dar o exemplo à criança. Quando a criança estiver a brincar ou a estudar os aparelhos eletrónicos devem estar desligados, de forma a não existir distrações no processo criativo de aprendizagem da mesma.

De referir que, as crianças quando estiverem a utilizar qualquer tipo de aparelhos eletrónico deverão ser supervisionadas e acompanhadas por adultos, na visualização de conteúdos, ajudando a criança a interpretar o que vê.

FONTE: Boston College; BMC Public Health; Associação Americana de Pediatria 

This will close in 0 seconds

This will close in 0 seconds

This will close in 0 seconds

This will close in 0 seconds

This will close in 0 seconds

This will close in 0 seconds

Scroll to Top