OUTRAS ESPECIALIDADES

SINDROME

Sindrome por uso do computador

FORMULÁRIO DE MARCAÇÃO DE CONSULTA

Quantas vezes dá por si a esfregar os olhos, iluminado por luzes LED e curvado sobre a sua secretária, onde até almoçou qualquer coisa rápida porque está cheio de trabalho? Sabe o quanto isso é prejudicial e minimiza a sua produtividade e bem estar no local de trabalho?

Na Opticlinic preocupamo-nos com estas questões, pois vemos as pessoas como um todo e não apenas como uma parte, que tem queixas oftálmicas.

Procuramos encontrar consigo soluções que o ajudem a minimizar a fadiga no trabalho, antes que ela o prejudique seriamente: a si e aos seus olhos.

Escolha o local onde pretende realizar o seu exame e/ou consulta:(obrigatório)

Escolha o exame e/ou consulta que pretende realizar:(obrigatório)

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Numero para marcação de consulta: 214 44 52 76

Escolha o local onde pretende realizar o seu exame e/ou consulta:(obrigatório). Em caso de preferência marque 214 44 52 76.

Visão (prevenção e controlo)

Outras áreas

  • Retinopatia Diabética
  • Degenerescência macular relativa à idade
  • Catarata
  • Glaucoma
  • Olho seco
  • Estética / Controlo do Peso (Diminuição e Aumento)
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Hipertensão Arterial
  • Dislipidemias
  • Doença Celíaca
  • Alergias e Intolerâncias
  • Vegetarianismo / Veganismo
psicologia

Psicologia

Área da psicologia que estuda estados emocionais, atitudes e comportamentos do indivíduo, causados pelo do tipo de apreciação, pensamento e análise, a partir da informação dada pelas várias dimensões sentido da visão: cor, contraste, movimento, tamanho, forma e profundidade.

De particular utilidade em crianças em idade escolar que apresentem alterações do sistema visual (estrabismos, ambliopias, erros refractivos, perturbação da convergência e da acomodação) que cursem com perturbações emocionais e comportamentais.

Audiologia

Audiologia

A perda auditiva é um problema que afecta mais de 10% da população mundial.

Em média, uma pessoa com dificuldades auditivas demora 7 anos a procurar ajuda.

A perda mais frequente começa pela deteorização da cóclea, órgão sensorial auditivo que codifica os sons em impulsos bioeléctricos e os transmite ao cérebro. É a própria pessoa que, na maioria das vezes, detecta a sua perda auditiva (começando por falar alto, aumentando o som da televisão, etc) mas leva algum tempo a procurar ajuda. Uma perda auditiva origina mau humor, deficiente compreensão, problemas de comunicação com as pessoas, afectando todas as esferas da nossa vida.

velhotes

Visão Geriátrica

De acordo com os últimos dados do I.N.E. (Instituto Nacional de Estatística),em Portugal, quase 20% da população total, tem mais de 65 anos. Estes dados demonstram que estamos perante um importante grupo, com necessidades visuais especificas e com prospetiva em aumentar. Na Opticlinic esta temática requer uma análise multidisciplinar destes pacientes, principalmente quando falamos de cuidados de saúde primários.

Determinar a saúde do sistema visual, sob um diagnóstico diferencial, constituí um dos aspectos mais importantes num reconhecimento optométrico geriátrico.

A realização de exames visuais anuais a partir dos 45 anos, permite antecipadamente obter um diagnóstico mais completo.

Com o envelhecimento generalizado e em particular do globo ocular, produzem-se uma serie de mudanças progressivas das quais algumas são assintomáticas. As descobertas mais comuns nos exames oculares, além dos defeitos de refração, são a catarata, a DMI (Degenerescência Macular da Idade), o glaucoma, a retinopatia diabética e/ou a hipertensiva.

Nos cuidados de saúde visual geriátrica procura-se otimizar as capacidades visuais destes pacientes. Parte fundamental na eficácia dos tratamentos baseia-se na prevenção. E na visão, todos os profissionais envolvidos, devem procurar esta prevenção visual …

VisaoInfantil

Visão infantil

Ao nascimento o sistema visual e a visão não estão totalmente desenvolvidos, é aproximadamente até aos 12 anos de idade que ocorre o periodo critico para a sua normal evolução.

Uma visão normal é essencial para o desenvolvimento global da criança.
É muito importante que a imagem de ambos os olhos seja nitida para que quando o cerebro junta as duas imagens numa só o faça da forma mais correta.

Se existirem anomalias oculares que não sejam devidamente diagnosticadas e tratadas  estas podem lesar definitivamente o sistema visual.

É fundamental a realização de Consulta Visual Infantil, adequando os varios testes ás diferentes idades e colaboração.

Principais factores de risco são prematuridade, estrabismos e erros refractivos nos familiares proximos, atraso no desenvolvimento, doenças sistémicas e sindromes malformativos.

Atenção aos Sinais e Sintomas:

Olhos grandes, lacrimejo, estrabismo, pupila branca, chora quando se tapa um olho, fecha ou tapa um olho com luz ou em tarefas visuais, aproxima-se muito da televisão ou livros, dores de cabeça, dificuldades de aprendizagem.

Globalmente , a primeira consulta deve ser realizada antes dos 3 anos de idade. Daqui em diante bianualmente.

No caso de o seu filho apresentar algum destes sinais ou sintomas deve imediatamente efectuar uma consulta.